SESSÕES DE COMUNICAÇÕES

Salas de comunicações

HorárioSalasTítulos, participantes e instituições
                        21/09 10hSala 1 Memória, História e LiteraturaMetaficcão: as figuras femininas de Ana Miranda Carla Patrícia da Silva Guedes Costa (UFPA)mediadora  

Com armas sonolentas, de Carola Saavedra, e Por cima do mar, de Déborah Dornellas, sob o viés dos estudos decoloniais Cleonice A. Lopes-Flois (Unioeste)  

A casa-verbo das três mulheres: circularidade literária feminina como inscrição de vida Jhenifer Emanuely Rodrigues dos Santos (UEL)  

“Sua voz tinha cheiro de maçã”: uma análise do conto “Perfumes de minha mãe”, de Maria da Gloria Sá Rosa
Maria Aparecida de Barros (UEL)  

O corpo como “lugar da memória”: transformando a marginalização em poder pela palavra Maria Izabella Souza de Lima (Unicamp)      
                      21/09 10hSala 2 Cecília educadora  Cecília entre infâncias, leituras e políticas: as crônicas de educação Anabelle Loivos Considera (UFRJ) mediadora
 
As crônicas da educação e a paideia ceciliana
Eliane Waller (UERJ)  

Politizar a sensibilidade; imaginar a política Felipe Vieira Valentim (UERJ)  

A biblioteca infantil e a formação do leitor: a escrita de Cecília Meireles educadora
Marcela Martins de Melo Fraguas (UFRJ)  

Cecília Meireles: educadora e jornalista atuante em tempos de liberalismo
Maria Paula Eppinghaus de Figueiredo (UFRJ)      
                          21/09 10h         Sala 3 O fantástico, o gótico, o distópicoA rainha do ignoto: sobre o fantástico e a condição feminina Ana Clara Alcantara Vetromille (UFRJ)mediadora  

Uma análise dos elementos góticos em A sucessora (1934), de Carolina Nabuco
Ana Paula Araujo dos Santos (UERJ)  

As meninas que gritam o passado: novos agentes de denúncia política na obra de Mariana Enríquez
Clarice Goulart Pedrosa (UFRJ)  

Dimensões artísticas e científicas em O aquário, de Alice Sampaio
Graziela C. Drago (UFRJ)  

A personagem e sua questão essencial em O conto da aia, de Margareth Atwood
Raissa Lauana Antunes da Silva(PUCRS)        
                      21/09 10hSala 4 Poéticas de resistênciaPoesia de autoria lésbica, reivindicação e (re)afirmação
Ágnes Christiane de Souza (UFPE)  

A poesia oral produzida pelo “Slam das Minas”
Ana Paula Almeida Moreira (IFF Campos)  
 
Trans-bordar: sentidos do feminino e experiência literária Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos (UFRJ)mediadora
 
Vozes femininas na poética contemporânea: letramentos de reexistência no Vale do São Francisco
Erika Jane Ribeiro (PPGESA/UNEB)  

O corte como um procedimento de escrita do corpo na poesia de Natasha Felix
Taís Bravo Cerqueira(UFRJ)        
                        21/09 20hSala 5 Práticas de ensino da literatura de autoria feminina  A educação de gêneros em A irmã do Conde
Andreia dos Santos de Oliveira (UERJ)  

“O catolicismo escraviza”: Cecília Meireles e o ensino religioso no Brasil
Fernanda de Aquino Araújo Monteiro (UFRJ)mediadora  

Argumentação e construção de sentido(s) nas crônicas de Martha Medeiros
Lília Alves Britto (Faetec)  

A literatura de Patrícia Mello e a discussão sobre gênero na escola
Maira Juliana da Silva do Nascimento (UFLA)/ Andréa Portolomeos (UFLA)  

A vida nova substitui a vida velha: ensaboa pra depois quarar Nathália Augusto Pereira de Oliveira (SME – RJ / UFRRJ)    
                        21/09 20hSala 6 Corpo do sagrado, corpo do desejoErotismo globular: uma interpretação de Sangue no olho, de Lina Meruane
Anderson Felix dos Santos (UFPE)  

O corpo sacrificial na prosa de Hilda Hilst
Andréa Jamilly Rodrigues Leitão (USP)  

Erotismo, amor e sacralidade: uma análise comparativa entre Violeta Branca e Florbela Espanca
Carla Valéria Santos Medeiros (UEA)  

O erotismo na figura masculina e colonizadora do pai em Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo
Joaquim Mamede de Carvalho e Silva Neto (UFRJ)  

Autora, essa palavra de luxo: a estética do feminino e a ética do desejo em Gilka Machado, para além do ocluso e do velado Suzane Morais da Veiga Silveira (UFRJ)mediadora    
                        21/09 20hSala 7 Resgate e releituraProibida a entrada de mulheres: o apagamento de escritoras oitocentistas brasileiras
Anna Caroline Salignac Lima (UEA)  

Feminismo literário: política e literatura no Brasil de fins do século XIX
Laila Correa e Silva (Unicamp e FAPESP)  

As moderníssimas personagens femininas de Enervadas, de Chrysanthème
Maitê Ramos (UFRJ) mediadora  

A violência contra a mulher na literatura utópica de Emília Freitas (CE- Brasil)
Taís de Victa Rocha (UFRJ)  

Mary Elizabeth Braddon e a “Sensation Novel” do século XIX Tassiane Andreza Damião dos Santos (UFPA)      
                        21/09 20hSala 8 Sujeito e espaço em construçãoPerformance, deslocamento, identidades: Paloma Vidal e a escrita de um “eu” sempre em trânsito
Anderson Guerreiro dos Santos (UFF)  

O romance subterrâneo de Ana Paula Maia
Flávia Amparo (UFF)  

O corpo aberto em A redoma de vidro, de Sylvia Plath
Isabella Giordano (UFPE)   

Subjetividades e deslocamentos no universo feminino de Maria Valéria Rezende
Renata Cristina Sant’ana (UFJF)  

Curva sinuosa e reta: uma leitura de Marilene Felinto
Thaís Seabra Leite (CApUFRJ)mediadora        
                        22/09 20hSala 9 Construções do feminino  A personagem feminina em Margarida la Rocque: a ilha dos demônios, de Dinah Silveira de Queiroz
Ana Cristina Steffen (PUCRS)  

Decifrando a esfinge: a mulher-escritora em Verão no aquário, de Lygia Fagundes Telles
Diego Nascimento de Araújo (UFC)  

“O jardim selvagem”: o feminino que se metamorfoseia
Julia Adne Cruz das Graças (UFLA) / Andréa Portolomeos (UFLA)
Autoria e representação femininas nos contos de mistério de Lygia Fagundes Telles
Nathália Santiago Tavares (UFRJ)mediadora  

“Acho que preciso desse não-amor”: relações líquido-modernas em A palavra que veio do sul, de Lívia Garcia-Roza
Wilma dos Santos Coqueiro (UNESPAR)    
                      22/09 20hSala 10 Cantos, falas, atos  Seis poemas com o tema da infância em Cecília Meireles Alessandra Almeida da Rocha (UFRJ)  

A renúncia e a saga do dizer: Cecília Meireles e a experiência com a canção
Ataide José Mescolin Veloso (UNEB)  
Na contramão do silenciamento: heroínas negras nos cordéis de Jarid Arraes
Maria Betânia Almeida Pereira (UERJ)  

“Termina na hora de recomeçar”: notas sobre Feminina (1980), de Joyce Moreno
Maurício Costa da Silva Ribeiro (UFRJ) – mediador  

A memória na literatura de cordel de autoria feminina
Rafael Zeferino de Souza(UEM)      
                        22/09 20hSala 11 Clarice Lispector IO sorriso da Pequena Flor
Geovanny Luz dos Anjos Santos (UFRJ)mediador  

De Joana a Macabea: as mulheres na literatura clariciana
Joabe Nunes dos Santos (UFPE)  

Fragmentos de novos começos: notas sobre a temporalidade do corpo feminino em textos de Clarice Lispector e Conceição Evaristo Luciana Abreu Jardim (UNIPAMPA)  

Interdito e transgressão em “O búfalo”, de Clarice Lispector Luciana Braga(UFC)  

À procura da palavra: travessia e peregrinação na escrita de Clarice Lispector
Pollyana Correia Lima (UEFS)    
                          22/09 20hSala 12 Maternidades e MaternagensFilhas e mães em Lygia Fagundes Telles
Eliana Bueno-Ribeiro (CEAC/FL-UFRJ)  

Linguagem gestacional: vestígios maternos em Água viva, de Clarice Lispector
Maria Elenice Costa Lima Lacerda(UFRJ) mediadora  

Serendipidade e maternidade no conto “Isaltina Campo Belo” de Conceição Evaristo
Tais dos Santos Abel (UFRJ)  

Bruta flor do querer: tecer a maternidade em textos de Maryse Condé e Simone Schwarz-Bart
Vanessa Massoni da Rocha (UFF)  

Mugido: por uma poética da maternidade xucra Virgínea Novack Santos da Rocha (PUC-RS)          
                        23/09 10hSala 13 Histórias de escritasMulheres escritoras: histórias de publicações independentes de mulheres na América Latina
Gabriela Luna (UFF) mediadora  

Os tijolos e as palavras: construções em gerúndio
Iara Machado Frota Pinheiro (USP)  

O campo expandido e a pós-autonomia na obra Histórias reais, de Sophie Calle
Lara Martelini Marins(UFSCAR)  

Colette e a emancipação feminina
Laura Barbosa Campos (UERJ)  

A tradução de Simone de Beauvoir no Brasil
Thainá da Silva Cândido Carungaba (CAPES)      
                          23/09 10hSala 14
Vozes portuguesas
Relatos de uma feminina prisão: uma leitura das Novas cartas portuguesas
Natalia Pereira Theodosio (UERJ)  

Lisboas de Sophia e Ana C.: corpo, paisagem e reinvenção
Priscila Nogueira Branco (UFRJ) mediadora  

Da destruição ao nascimento: o processo de escrita de Fiama Hasse Pais Brandão e Maria Gabriela Llansol
Susanna Dias de Faria (UFF)  

O discurso transgressor na poesia de Florbela Espanca
Valci Vieira dos Santos (UNEB)            
                          23/09 10h    Sala 15 Identidade e negritudeEm foco a identidade feminina negra: uma leitura de “Ana Davenga” de Conceição Evaristo
Amanda Nunes do Amaral (UFG)  

Memórias poetizadas de Conceição Evaristo
Fernanda Julio Martins de Souza(UFRJ)  

Identidades fragmentadas: a jornada de lucidez na poesia de Aza Njeri
Janda Montenegro (UFRJ) – mediadora  

A potência da sexualidade na poesia de Conceição Evaristo Jucilene Braga Alves Mauricio Nogueira (CEFET-RJ/UFRJ)  

Mulher, negra, migrante: intersecções em Cidadã de segunda classe, deFlorence Onyebuchi “Buchi” Emecheta
Livia Verena Cunha do Rosario (UNIFAP)      
                        23/09 10hSala 16 Corpos em transgressãoA crítica à indústria do liso em Stephanie Borges
Amanda Cipriano Gomes (UFRJ)  

Cartografias do corpo em “A noiva da noite”, de Maria Valéria Rezende Ana Patricia Frederico Silveira (IFSPE)  

Jarid Arraes: gênero e raça sob a perspectiva da concessão social de significados aos corpos
Flaviana dos Santos Silva (UFRJ)  

A literatura como um espaço de desconstrução de estereótipos: mulheres negras se inscrevem
Karine Oliveira da Rocha (UFRJ)mediadora  

Todo quadro é um (re)corte: corpo, espaço e feminino em Magra de ruim, de Sirlanney
Luísa Loureiro Monteiro de Castro Teixeira (UFRJ)      
                          23/09 20hSala 17 Transgressão e violência de gêneroO tomboy na literatura de Carson McCullers e Harper Lee Adriana Carvalho Conde (UNESP)  

Do silenciamento à transgressão: femininas memórias
Cíntia Acosta Kütter (UFPA) mediadora  

Literatura e desmascaramento: os papéis de gênero do feminino subalterno
Gabriela Alves Ferreira de Oliveira(UFLA)  

Do peso à libertação: a violência sexual na literatura de autoria feminina contemporânea
Gabriela Fonseca Tofanelo (UEM)  

“This is a free country and I am a free woman”: Christophine como símbolo de resistência no romance Wide sargasso sea Karoline dos Santos Silva (UFF)  

Chapeuzinho vermelho às avessas: a subversão do modelo de mulher no conto “No meio da palha”, de Branca Maria de Paula, à luz das reflexões de Simone de Beauvoir
Rosana Letícia Pugina (UNESP)    
                      23/09 20hSala 18 Paixões de escrita poéticaO amor como gesto na poesia de Adélia Prado
Gisele Matos de Sousa Rocha (UFRJ) mediadora  

Anas em cena: conversações entre as poéticas de Ana Martins Marques e Ana Cristina Cesar
Juliana dos Santos Gelmini (UERJ)  

Sylvia Plath: um olhar crítico sobre “Olmo”
Mariana Soletti (PUC-RS)  

“Com licença poética”: entre reinos e linhagens, autoria feminina na literatura brasileira
Mônica Gomes da Silva (UFRB)  

A paixão segundo Marina Tsvetáeva
Verônica Costa (UFRJ)    
                  23/09 20hSala 19 Clarice Lispector II  Reflexões sobre os papéis femininos em Clarice Lispector Eduarda Cristina Lima (UFG)  

A escrita clownesca de Clarice Lispector: contestações do fazer literário
Francisca Liciany Rodrigues de Sousa (UFC) – mediadora  

Entre o livro e as galinhas: intersecções entre “Felicidade clandestina” e “Uma história de tanto amor”
Maria Júlia Santana Valério (UFRJ)  

Um retrato de fluidez “feminina” em Um sopro de vida
Nathalia Barreto Vieira(UFRJ)  

Clarice Lispector e a analogia animal do feminino
Renata Coutinho Villon (UFRJ)    
                      23/09 20hSala 20 Autoria feminina e decolonizaçãoDiálogos e descobertas em Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane
Fernanda Oliveira da Silva (UFRJ)  

Decolonizando saberes: perspectivas e possibilidades da criação poética feminina/feminista de São Tomé e Príncipe para as construções identitárias nacionais
Naduska Mário Palmeira (Uni-CV)mediadora  

Uma análise dos estereótipos femininos em Neighbours de Lília Momplé
Nathalia Guedes de Araujo (UFRJ)  

A (auto)representação da mulher negra em contos de Conceição Evaristo e Chimamanda Adichie
Lorrany Andrade da Cruz(UFG)  

A poesia moçambicana de autoria feminina
Sávio Roberto Fonseca de Freitas (UFPB)